Jurados


Conheça os especialistas que fizeram parte da comissão julgadora do Prêmio ABEAR de Jornalismo desde sua primeira edição.

Alberto Komatsu
Alberto Komatsu é jornalista com ampla experiência em Economia e Negócios em geral. Trabalhou na Agência JB e nos jornais Gazeta Mercantil, Jornal do Brasil e O Estado de S.Paulo. Foi ainda, repórter de economia do Valor Econômico. Formado em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero.

Albino Castro
Albino Castro é jornalista. Foi diretor de Jornalismo do SBT, TV Gazeta e TV Cultura. Chefiou a redação do canal italiano da Telemontecarlo. Atuou, entre outras publicações, em O Globo, IstoÉ, Veja e Gazeta Mercantil. É atualmente diretor, roteirista e coordenador de documentários.

Antonio Rocha Filho
Antonio Rocha Filho é jornalista e consultor em comunicação. Atua como professor do curso de Jornalismo da ESPM-SP e é supervisor do Centro Experimental de Jornalismo da faculdade. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, é mestrando em Produção Jornalística e Mercado pela ESPM-SP. Trabalhou por 24 anos no Grupo Folha, em diversas funções, como repórter, redator, chefe de reportagem, editor-assistente e editor, nos jornais Folha de S.Paulo, Agora São Paulo, Folha da Tarde e Notícias Populares. Atuou também como repórter no jornal O Globo e foi editor no Grupo Abril.

Caio Túlio Costa
Caio Túlio Costa é jornalista formado pela USP, onde também fez doutorado em Ciências da Comunicação. É professor do curso de pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Começou a carreira na Folha de S.Paulo e foi um dos autores da primeira versão do Manual de Redação. Atuou como correspondente da Folha em toda a Europa. Em 1989, tornou-se o primeiro ombudsman da imprensa brasileira. Criou a Revista da Folha e foi fundador da empresa Universo Online (UOL),

Carlos Bighetti
Carlos Bighetti é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Passou pelas TVs Cultura, SBT, Globo, Record, Rede TV! e Gazeta, como produtor, editor e repórter. Ocasionalmente, escreve para as revistas Superinteressante, Quatro Rodas e Aventuras na História. É autor, roteirista e diretor do filme VARIG - AS ASAS DO BRASIL.

Carlos Eduardo Lins da Silva
Carlos Eduardo Lins da Silva é jornalista e atualmente preside o Projor (Observatório da Imprensa). É também editor das revistas Política Externa e Revista de Jornalismo ESPM, além de consultor em comunicação da FAPESP. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e mestre em Comunicação pela Universidade Estadual de Michigan (EUA), faz parte do corpo docente do curso de mestrado em jornalismo da ESPM-SP. Atuou ainda nos jornais Folha de S. Paulo, Valor Econômico e foi apresentador do programa ?Roda Viva? da TV Cultura.

Cris Bierrenbach
Cris Bierrenbach, é fotógrafa e artista plástica. Iniciou sua carreira como repórter fotográfica no jornal Folha de S.Paulo em 1989. Participou da implantação dos projetos da Revista da Folha, da revista República e foi coordenadora de fotografia da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios da Editora Globo. Atualmente trabalha como freelancer e desde 2011 ilustra, com fotografia, uma coluna semanal no caderno Eu& do jornal Valor Econômico.

Cássio Campos Vasconcellos
Cássio Campos Vasconcellos é fotógrafo. Iniciou sua trajetória na fotografia na Escola Imagem-Ação em 1981. Como fotojornalista, trabalhou no jornal Folha de S.Paulo, em 1988. Já participou de mais de 200 exposições em 20 países, entre elas "Coletivos", no Today Art Museum de Pequim (China); "Itinerant Languages of Photography", no Princeton University Art Museum em Princeton (EUA), e "O Elogio da Vertigem: Coleção Itaú de Fotografia", na Maison Européenne de La Photographie em Paris (França).

Dilea Frate
Dilea Frate é diretora de cinema e TV e escritora infanto-juvenil. Foi colaboradora em revistas e antologias com contos e poemas. Além da atividade literária, exerceu funções como repórter e editora, em jornais, revistas e  na principais redes de TV do Rio e de São Paulo. Atualmente administra a produtora Piaventura Comunicação onde continua com sua pesquisa que une a literatura com outras plataformas. Possui sete livros infanto-juvenis publicados.

Dácio Nitrini
Dácio Nitrini é jornalista graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Participou, em São Paulo, de publicações como o Jornalivro, O Grilo, EX e Extra ? Realidade Brasileira, que faziam oposição à ditadura militar. Atuou também no seminário Aqui São Paulo, nos jornais O Estado de São Paulo e Folha de S.Paulo, e nas emissoras de TV Globo, SBT, Record e Cultura. Atualmente dirige a TV Gazeta.

Eder Chiodetto
Eder Chiodetto é jornalista, editor, professor e curador independente, tendo realizado em torno de 100 exposições no Brasil e no exterior. É Mestre em Comunicação pela USP. Atuou por 13 anos na Folha de S.Paulo como repórter fotográfico, editor e crítico de fotografia. Atualmente coordena o Ateliê Fotô, centro de estudos avançados em fotografia em São Paulo, é o publisher da Fotô Editorial e curador de fotografia do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP).

Erica Ribeiro
Erica Ribeiro é jornalista com pós-graduação e Políticas Públicas pelo Iuperj e cursos de extensão em Economia na FGV-RJ e Ibmec-RJ. Trabalhou nos jornais O Fluminense, Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Extra, Gazeta Mercantil, O Globo e Brasil Econômico, na cobertura de Economia e Aviação. Atualmente, edita seu blog de negócios "Curta Negócios" e colabora em projetos jornalísticos.

Eugênio Araújo
Eugênio Araújo é jornalista. Foi repórter, editor e gerente de marketing ao leitor no jornal O Estado de S.Paulo. Foi comentarista de Agribusiness na TV Record. Montou, dirigiu e apresentou o programa Nova Terra, na Rádio USP, e foi editor de economia do Guia Rural da Abril.Cursou o Master em Jornalismo, ligado à Universidade de Navarra (Espanha), dirigiu os jornais Cruzeiro do Sul (Sorocaba) e Jornal de Jundiaí. Atualmente atua na Diretoria de Comunicação Externa, da Câmara Municipal de São Paulo, coordenando ações de publicidade e as redações do portal, rádio web e TV Câmara.

Francisco Ornellas
Francisco Ornellas é jornalista. Iniciou sua carreira em 1965 em O Diário de Mogi, onde foi repórter, editor, editor-chefe e hoje integra o Conselho Editorial. Foi repórter, editor e chefe de reportagem de O Estado de S.Paulo, onde implantou e dirigiu o Curso Estado de Jornalismo. Foi professor da Faculdade Cásper Líbero e diretor dos cursos de jornalismo da Universidade Braz Cubas e das Faculdades Integradas Rio Branco. É membro avaliador do Claep ? Conselho Latinoamericano de Escolas de Jornalismo e do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.

Guilherme Alpendre
Guilherme Alpendre é jornalista e esteve à frente do escritório da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo por seis anos antes de assumir a direção-executiva do Poder360. É formado em jornalismo pela USP.

Herodoto Barbeiro
Herodoto Barbeiro é jornalista, advogado e Mestre em História pela USP-SP. Acumula passagens pelas rádios CBN, Globo, Record e USP FM e pelas emissoras de TV Globo e Cultura. Atuou também na agência de notícias para rádio SP ALL NEWS. É autor de diversos livros sobre jornalismo, história, media trainning em TV e filosofia budista. Atualmente atua no Grupo Record, escrevendo para o portal R7 e é âncora do Jornal da Record News (Record News).

Karina Yamamoto
Karina Yamamoto é jornalista. Foi editora do UOL Educação entre 2008 e 2016. Passou por diversas publicações da Editora Abril, editou Política e Cotidiano no UOL e foi responsável pela Home do R7. É doutoranda pela ECA-USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo), onde se tornou mestre pelo Programa de Ciências da Comunicação. Atualmente é responsável pelo conteúdo digital do WWF-Brasil e compõe o Comitê Editorial da Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação).

Leão Serva
Leão Serva é jornalista. Acumula passagens pelos jornais Folha de S.Paulo, Notícias Populares, Jornal da Tarde, Diário de S.Paulo e Lance!. Foi diretor de redação da revista Placar e responsável pelo jornalismo do portal iG. Trabalhou na área de Comunicação da Prefeitura de São Paulo.  Ganhou o Prêmio Esso de Criação Gráfica. Autor de diversos livros, entre os quais "Como viver em São Paulo sem carro.

Luiz Caversan
Luiz Caversan é jornalista e escritor, tem vasta experiência em redações, tendo atuado como repórter e editor em O Estado de S. Paulo e na Folha de S. Paulo. É especialista em comunicação corporativa e colunista da versão digital da Folha de S. Paulo

Magaly Prado
Magaly Prado é jornalista, professora universitária e escritora. Doutora em Comunicação e Semiótica e mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP. Em pós-graduação, ministra aulas no curso Redes Sociais, Mobilidade e Colaboração na PUC-SP e oficinas no curso Jornalismo Digital da ESPM-SP. É professora de Webjornalismo (Edição para Internet) no curso de jornalismo da ESPM-SP, onde dirige o programa de TV "Linkados na Área". 

Marcelo Mendonça
Marcelo Mendonça é jornalista graduado pela Escola de Comunicações e Artes da USP, com aperfeiçoamento no programa Michigan Journalism Fellows (Universidade de Michigan, EUA) e MBA em Gestão Empresarial pela FGV-SP. Diretor da agência FSB Comunicação em São Paulo, foi diretor de Assuntos Corporativos da TAM, diretor de Comunicação da EDS Brasil e vice-presidente da agência MVL Comunicação. Foi repórter especial e correspondente em Washington da Folha de S.Paulo, secretário de redação do Jornal da Tarde, repórter especial da revista Época e diretor de redação do Metrô News.

Marion Strecker
Marion Strecker é jornalista. Trabalhou e colabora com revistas, jornais, internet e televisão. Foi co-editora da revista Arte em São Paulo. Fez parte da redação da Folha de S. Paulo por 12 anos, tendo sido editora da Folha Ilustrada, diretora da Agência Folha de Notícias e colunista de economia. Co-fundadora do UOL, dirigiu a área de conteúdo e parcerias por 15 anos. Foi correspondente em San Francisco, Califórnia (EUA). Foi curadora e produtora do Canal Curta! de televisão. É conselheira da revista seLecT.

Nelson Blecher
Nelson Blecher, jornalista especializado na área de Negócios, é superintendente editorial do Diário do Comércio. Foi cocriador e dirigiu a revista Época NEGÓCIOS, editor executivo da revista Exame e criador e editor do caderno Negócios, da Folha de S.Paulo.

Oscar Pilagallo
Oscar Pilagallo é jornalista e escritor. Foi editor de economia da Folha de S.Paulo, criador da revista EntreLivros e produtor do Serviço Brasileiro da BBC de Londres. Em 1993, ganhou o Prêmio Esso de reportagem especializada.

Silvio Barbosa
Silvio Barbosa é jornalista e professor universitário. É Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, graduado em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. É professor do Mestrado Profissional em Produção Jornalística e Mercado e da graduação em Jornalismo na ESPM-SP e é professor da Faculdade Cásper Líbero. Foi editor chefe do Jornal da Gazeta, editor chefe do telejornal CBS News, em Miami, editor executivo do Bom Dia Brasil, editor de geral dos telejornais Jornal Hoje, SPTV e Jornal da Globo, do Jornal da Band, do Jornal da Record, editor executivo e editor de internacional da TV Cultura-SP. Foi também repórter da Folha de S.Paulo.

Sérgio Lüdtke
Sérgio Lüdtke é jornalista formado pela PUC-RS com Master em Gestão de empresas jornalísticas pelo IICS e MBA em Marketing Digital pela FGV. Dirige o site interatores.com, consultoria em mídia digital, e a Escola de Interatores. Como pesquisador, tem estudado os novos empreendimentos em jornalismo digital no Brasil. Foi editor de livros, editor-executivo de internet e inovação no Grupo RBS e editor de plataformas digitais na Editora Globo.

Vaguinaldo Marinheiro
Vaguinaldo Marinheiro é jornalista. Trabalhou por 23 anos da Folha de S.Paulo. Foi repórter, editor, secretário de Redação e correspondente em Londres. Participou de coberturas no Brasil, Estados Unidos, Europa, África e Ásia. Foi também diretor de conteúdo do Grupo A Tarde. Atualmente é consultor de empresas de comunicação.